Grêmio Politécnico

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Conheça o

Grêmio Politécnico

O Grêmio Politécnico é uma associação de representação estudantil de 117 anos, composta por estudantes da Escola Politécnica da USP. O foco de seu trabalho é possibilitar o desenvolvimento pessoal da comunidade politécnica em várias frentes de atuação: representação discente, formação dos alunos, social e permanência e o oferecimento de serviços.

 

A contribuição do Grêmio para a sociedade pode ser observada em iniciativas como a Revista Polytechinica, iniciada no ano de 1904, referência em artigos técnicos. Mais recentemente, o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE), reunindo estudantes de engenharia de vários países para desenvolver soluções para cidades brasileiras, reforça ainda sua função de proporcionar ao aluno a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, tornando-se um engenheiro, cidadão e líder.

Representação

O Grêmio exerce um papel fundamental na estrutura e funcionamento da Poli através da Representação Discente. A participação dos representantes do Grêmio nos Órgãos Colegiados se dá em duas frentes. A primeira sendo levar as demandas dos estudantes aos professores e agregar nas reuniões o ponto de vista discente. A segunda frente abrange a comunicação com os alunos e um constante diálogo para divulgação das discussões em andamento nos órgãos. 

Grêmio

Alunos

Escola

Sócio-Cultural

A fim de garantir a formação completa dos alunos, o Grêmio organiza atividades culturais e discussões de pautas sociais relevantes para cidadãos e pessoas, como a anual Semana de Arte na Poli.

Capacitação

Alinhado com a alta qualidade técnica oferecida na graduação da Escola, a entidade oferece cursos, workshops e palestras sobre assuntos complementares à engenharia, sejam inovações do mercado ou o desenvolvimento de soft skills.

Conexão

Com o intuito de aproximar os alunos do mercado de trabalho, o Grêmio realiza eventos que promovem o networking  com empresas consolidadas do mercado, como AMBEV e LinkedIn, e ex-politécnicos que contam como a Poli contribuiu para sua trajetória de sucesso.

Formação dos Alunos

Social e Permanência

O Grêmio Politécnico busca contribuir para a permanência dos alunos em situação de vulnerabilidade social, tanto a partir da concessão de bolsas de auxílio, financiadas pelo caixa de suas empresas, quanto na atuação conjunta à Comissão de Saúde Mental da Poli e na promoção de eventos de auxílio acadêmico. 

Desde o início da quarentena, o Grêmio atuou  ao lado da Diretoria da Escola e da Associação de Engenheiros Politécnicos arrecadando e distribuindo computadores e modems de internet para possibilitar que todos acompanhassem as aulas à distância.

A entidade dirige também, um cursinho Pré-Vestibular popular que oferece capacitação para alunos de baixa renda ingressarem em universidades públicas de qualidade. O projeto é desenvolvido por alunos de graduação da USP que também recebem auxílio pelo trabalho executado.

 

Além disso, o Grêmio abre as portas da Escola Politécnica para alunos de escolas públicas, realizando eventos que visam aproximar e instigar esses jovens para o campo da Ciência, Tecnologia e Engenharia. Este ano, a entidade, em conjunto com a diretoria, organizou um evento de recepção e apresentação da Poli para a meninas de ensino médio.

O Poliglota Idiomas existe no campus Butantã há mais de 20 anos e oferece cursos de 6 idiomas. Com professores qualificados e excelência do produto, o curso apresenta um ótimo custo benefício comparado à mesma categoria no mercado. 

 

Visando democratizar o ensino de idiomas, os alunos da universidade possuem um valor especial e à comunidade politécnica também são disponibilizadas bolsas.

A Lanchonete é caracterizada como um serviço que oferece grandes facilidades à comunidade, pois atende em um local de fácil acesso com horários alinhados a rotinas dos estudantes, sejam eles da Poli ou do cursinho popular gerido pela entidade.

 

As opções de cardápios e os preço atrativos contribuem também para um movimento de aproximadamente 800 pessoas por dia, inclusive de pessoas de outros institutos.

A copiadora apresenta as mesmas facilidades que a lanchonete, com os melhores preços da USP e com um plano de cotas em que o aluno tem oportunidades de preços mais acessíveis e possibilidade de uso durante toda sua graduação. 

 

Além das cotas, comumente realiza-se parcerias com  grupos, em que a Copiadora fornece e produz os materiais de divulgação dos trabalhos realizados na Escola Politécnica.

Serviços

Impacto da Pandemia

A pandemia do COVID-19 fez com que  as operações dessas empresas fossem parcial ou totalmente suspensas em função do fechamento da Cidade Universitária,  ainda sem  prazo de retorno. Apesar dos negócios serem administrados com responsabilidade, grande parte do caixa acumulado da entidade é reinvestido nos projetos para os alunos, cumprindo com o propósito intrínseco da instituição.

 

Desde o início da quarentena, foram tomadas inúmeras medidas para a diminuição dos custos das empresas, como a adesão às medidas de auxílio para suspensão ou redução de salários dos funcionários e a renegociação de pagamentos para fornecedores. Além disso, ações como a criação de um novo curso de línguas à distância e também a venda online de itens da Poli trouxeram novas fontes de receita. Porém, estas mobilizações  não foram suficientes para impedir que as empresas chegassem a uma situação crítica.

Ajude o Grêmio!

O Grêmio Politécnico está abrindo esse canal online de recepção de doações. Essas contribuições serão de suma importância para a manutenção da entidade e suas atividades, principalmente suas empresas, as quais propiciam um ambiente acadêmico de melhor qualidade. Por meio dessas doações, pretendemos superar o atual momento de crise e estabelecer um cenário saudável onde o Grêmio possa continuar a exercer a função de contribuir com a vida universitária de seus associados e funcionários. 

Toda ajuda é bem-vinda e até mesmo pequenos valores já terão um grande impacto na saúde da instituição. O Grêmio Politécnico conta com você, doe!

Contato:

(11) 3091-5777
(11) 97338-8419

Redes Sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Endereço:

Av. Prof. Almeida Prado, 128 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-070
© 2020 Grêmio Politécnico da USP