O que é o Grêmio

Tão ou mais difícil que conceituar é saber tudo o que fazemos! Confira aqui então nossos principais serviços e projetos e não perca nenhum detalhe

Além de todo o aspecto acadêmico e de representação discente, o Grêmio Politécnico organiza diversos projetos e eventos. Cada projeto tem a sua peculiaridade, o que torna a agenda de eventos do Grêmio bastante eclética.

Projetos




Politizados
Com o Politizados, trazemos à Poli palestras e debates sobre diversos temas, desde assuntos mais técnicos da engenharia até discussões políticas e sociais, buscando ter a oportunidade de trazer ao ambiente politécnico a interação entre engenharia e sociedade.
Semana de Politizados
Percebendo que o Politizados é um grande projeto, criamos para ele em 2014 um grande evento. Uma semana inteira de palestras com um grande tema em comum. A organização da Semana de Politizados é aberta, e permite que alunos interessados escolham o tema e tenham a experiência de procurar nomes relevantes para o assunto, criando uma série de palestras interessantes e coesas.
Representação Discente
O Grêmio Politécnico é, em sua essência, a entidade que representa os alunos da Poli. Por isso, os Representantes Discentes são eleitos em conjunto com a nossa diretoria, possibilitando a integração entre o funcionamento cotidiano do Grêmio e a representação de alunos nos órgãos colegiados. Os órgãos são vários, e têm responsabilidade pela maior parte da tomada de decisões importantes da Escola. Para saber mais sobre os órgãos colegiados e o que tem acontecido nas reuniões, visite a seção Órgãos Colegiados.
Eventos
É a diretoria responsável pela realização das tradicionais festas pelas quais a Poli ficou famosa. Vamos seguir com festas tradicionais e de grande nome como Bixopp e TomorrowUSP e continuaremos a relizar as cervejadas ao findar das semanas de prova. Além disso, vale ressaltar que nos dedicaremos a eventos diferentes das festas, como exposições e o Polipoker.
Compra coletiva
Muitos alunos gostam de comprar livros novos para estudar ao longo do semestre. Para que isso não fique muito pesado no bolso, a Compra Coletiva traz uma livraria até o Grêmio durante alguns dias, durante os quais os alunos podem comprar livros novos por preços mais baixos.
Sebo Politécnico
Quando acaba o semestre e você tem livros que não vai mais usar, o Sebo Politécnico é o meio mais fácil de reaver parte do dinheiro investido. Durante a coleta, os alunos deixam seus livros com o Grêmio, estipulando o preço para a venda. Há um período de venda dos livros e, depois disso, o dono recebe o valor integral da venda ou o livro de volta (caso ele não tenha sido vendido).
Sapo
A Semana de Arte da Poli é um projeto que visa quebrar a rotina do politécnico, trazendo para o seu cotidiano eventos culturais diferentes e inovadores. Durante uma semana inteira, há uma programação completa de oficinas, degustações, exposições, palestras e apresentações musicais e teatrais, entre outros.
Girinos
São eventos menores que ocorrem de forma pontual no decorrer de todo o ano. Tem foco cultural, assim como a SAPO, e são uma forma de preparar os politécnicos para a Semana de Arte que acontece no final do ano. Em geral, são organizados como Girinos diversas exibições de filmes, apresentações musicais, degustações e oficinas.
Grupos de Extensão
Os grupos de extensão são grandes oportunidades para a aplicação prática do conhecimento adquirido na Poli, assim como aprender mais sobre outras áreas da engenharia e trabalhar em equipe. Mas nem sempre há recursos financeiros suficientes para as atividades deles, e é por isso que todos os anos o Grêmio reserva parte do seu orçamento para ajudar os grupos que tenham esse tipo de necessidade. Além disso, prestamos apoio jurídico através de um escritório de advogados.
Opmin
O OPMin tem a função de permitir uma opinião mais direta dos alunos sobre o direcionamento de parte do orçamento do Grêmio. Todos os anos um edital é aberto, e alunos podem inscrever projetos próprios, que ficam abertos para avaliação e votação de todos os alunos. Os projetos vencedores recebem patrocínio do Grêmio para que possam ser realizados.

Grupo de Teatro da POLI

O GTP é um espaço cênico gratuito organizado pelo Grêmio Politécnico. Com mais de 60 anos de tradição ele busca através do teatro a humanização e comunicação dos seus participantes com o mundo. O projeto é aberto para todos, apesar de ser composto majoritariamente por politécnicos, e não requer nenhum conhecimento prévio, só a vontade participar!

Cursinho da Poli USP

Fundado em 1947 com a finalidade de tornar o ensino superior mais acessível a cidadãos de baixa renda, o “Cursinho da Poli” é uma iniciativa social histórica do Grêmio Politécnico. Mesmo tendo passado por momentos de altos e baixos, glórias e alguns fechamentos, sendo reaberto em 2008, o projeto sempre contou com apoio de professores e monitores voluntários da POLI e da USP para garantir o seu funcionamento. Em parceria com a Escola Politécnica da USP, o cursinho firmou um acordo com o ETAPA Vestibulares, utilizando-se do cronograma, material e simulados deste que é um dos maiores e melhores sistemas de ensino pré-vestibular do país. Para concorrer a vaga de aluno do cursinho, ou se você está procurando trabalhar como professor ou plantonista, as informações e contatos estão disponíveis pelo site do cursinho.

Copiadora Politécnica

Reinaugurada em 2010, a Copiadora Politécnica trouxe uma maior facilidade aos alunos ao oferecer Listas resolvidas, Provas antigas e Cadernos-resumo. Em 2012, foi implantado o sistema de cotas, no qual o aluno pode conseguir descontos incríveis no preço de cada cópia ao pagar antecipadamente por uma cota de cópias.

Poliglota Idiomas

Estruturado há 7 anos, visando auxiliar os politécnicos e demais alunos a consiguerem uma maior internacionalização de sua graduação, além de um currículo melhor, o Poliglota Idiomas oferece cursos de qualidade, a preços acessíveis, e com a vantagem de ser extremamente acessível aos alunos, que não precisam sair da Poli para frequentar um curso de idiomas.

Mais informações

Lanchonete Minerva

Após a reforma da vivência em 2011, para atender a demanda de uma lanchonete de qualidade no prédio do biênio, o Grêmio Politécnico criou a Lanchonete Minerva. Servindo salgados, lanches e almoços, trazemos uma opção rápida e conveniente aos alunos.

  • Grupo de Teatro da POLI
  • Cursinho da Poli USP
  • Copiadora Politécnica
  • Poliglota Idiomas
  • Lanchonete Minerva